© Pedro Menezes
© Pedro Menezes
© Câmara Municipal do Porto Santo
© Neide Paixão
© Câmara Municipal do Porto Santo
© Élvio Sousa
© Susana Fontinha
© Élvio Sousa
© Francisco Fernandes
© António Aguiar
© Susana Fontinha
© Élvio Sousa
© Pedro Menezes
© Filipe Viveiros
© Élvio Sousa
© Pedro Menezes

14/08/2020 - VALORES PORTO-SANTENSES - ILHA DO PORTO SANTO ASPIRANTE A RESERVA DA BIOSFERA DA UNESCO

VALORES PORTO-SANTENSES - ILHA DO PORTO SANTO ASPIRANTE A RESERVA DA BIOSFERA DA UNESCO

Apesar de pequena, a ilha do Porto Santo encerra valores patrimoniais de indiscutível importância no contexto local, regional e internacional.

Queremos vos dar a conhecer os aspetos da identidade porto-santense que tornam a ilha do Porto Santo num território muito especial e que sustentam a nossa candidatura a Reserva da Biosfera da UNESCO.

Arborização

Já no início do século passado, houvera a preocupação de revestir os terrenos de modo a garantir a melhoria das condições de infiltração da água das chuvas e reduzir o escoamento superficial e a perda de terras, num notável e sublime esforço, que teve continuidade a partir de 1955 até aos dias de hoje, deixando o seu testemunho nos picos verdejantes que se erguem na ilha e que se avistam do mar, altivos e marcantes na paisagem. A marca humana intricada nos cumes dos picos – qual obra arquitetónica fruto do esforço manual humano e da geometria de formas que os caracteriza, com particular relevância no Pico do Castelo – sustém a respiração de quem ousa desfrutar da caminhada encosta acima até ao topo do pico, numa cumplicidade de valores com a Natureza e com o Homem, que a dignificou entravando os processos erosivos e conquistando solo, o suporte de vida terrestre.

Porto Santo, como tu não há igual!

Candidatura da ilha do Porto Santo a Reserva da Biosfera da UNESCO

 

Promotores

logo CMPS           logo DRAPS           logo Folclore       logo aream

Logo SRA        Logo IFCN

Back to Top
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.