© Pedro Menezes
© Pedro Menezes
© Câmara Municipal do Porto Santo
© Neide Paixão
© Câmara Municipal do Porto Santo
© Élvio Sousa
© Susana Fontinha
© Élvio Sousa
© Francisco Fernandes
© António Aguiar
© Susana Fontinha
© Élvio Sousa
© Pedro Menezes
© Filipe Viveiros
© Élvio Sousa
© Pedro Menezes

Participação da comunidade local

 

A participação e envolvimento da comunidade local no processo de preparação da candidatura da Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo deu-se desde o anúncio da intenção, com a realização de uma sessão pública no início de janeiro de 2018, na cidade do Porto Santo. Foram desenvolvidos diversos contactos com representantes de instituições locais, públicas e privadas, para divulgar os objetivos do Programa MAB e a sua importância para o desenvolvimento sustentável do Porto Santo, e, assim, acolher propostas participativas para o estabelecimento da Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo.

Desde o anúncio da candidatura, diversas iniciativas têm contribuído para o esclarecimento e envolvimento da comunidade. A inclusão de atividades no Programa de Educação Ambiental para as Escolas Básicas do 1º Ciclo somente sobre a candidatura, envolvendo cerca de 100 alunos mensalmente, e a representação do Município do Porto Santo nos conselhos Eco-Escolas de todos os estabelecimentos de ensino da ilha, tem permitido estabelecer metas e objetivos comuns dentro das comunidades escolares e simultaneamente o envolvimento nesta candidatura. Tem também existido um esforço na divulgação de informação sobre a Reserva à comunidade, através de newsletters e suportes informativos, disponibilizados nos principais locais públicos de atendimento da ilha. É de sublinhar, pela sua relevância, a realização do evento “Porto Santo - Reserva da Biosfera da UNESCO: Oportunidades e Desafios”, organizado pelo GT-PSRB, de 28 a 30 de novembro de 2018, dirigido ao público em geral, que teve como objetivo dar a conhecer este galardão da UNESCO e elucidar sobre a forma desta atribuição poder contribuir para a promoção dos seus valores naturais e patrimoniais e para o desenvolvimento da economia local baseada no turismo sustentável. Esta iniciativa revelou-se de significativa importância no seio da comunidade local, incutindo nos intervenientes o espírito de pertença a uma terra com potencial para se assumir como Reserva da Biosfera da UNESCO. Esta iniciativa foi validada pela Secretaria Regional de Educação como ação de formação para professores e incluiu a oficina pedagógica “Porto Santo – Reserva da Biosfera: Que Contributos do Programa Eco-Escolas?”, que incidiu sobre a importância da educação e do programa Eco-Escolas no envolvimento da comunidade local no âmbito das Reservas da Biosfera. O evento acolheu o interesse de cerca de 80 pessoas.

Cartaz - Programa "Porto Santo - Reserva da Biosfera da UNESCO: Oportunidades e Desafios"  

 

Abertura oficial do evento "Porto Santo - Reserva da Biosfera da UNESCO: Oportunidades e Desafios"

 

(Re)descobrir o Porto Santo, 2018 - Casas de salão (Re)descobrir o Porto Santo, 2018 - Museu Colombo (Re)descobrir o Porto Santo, 2018 - Interpretação muros de croché (Re)descobrir o Porto Santo, 2018 - Projeto de reflorestação

De 20 de março a 22 de abril de 2019, esteve sujeito a auscultação pública a versão melhorada do dossiê de candidatura, incluindo a proposta de Plano de Ação, permitindo a consulta e contributos por parte da população. A 24 de junho comemora-se o Dia do Concelho e as festas envolvem toda a comunidade local numa semana de iniciativas de animação cultural que culmina com a apresentação das marchas populares nas principais ruas da cidade. Atendendo à candidatura em curso e à importância do envolvimento dos Porto-santenses na mesma, a Câmara Municipal do Porto Santo decidiu que o tema anual para 2019 seria: RESERVA DA BIOSFERA DO PORTO SANTO, contemplando ainda homenagens a personalidades e entidades locais, que merecem destaque pelos serviços prestados à comunidade e à Ilha do Porto Santo e sua identidade. Numa colaboração com a estação de rádio local e com o objetivo de divulgar a candidatura junto da comunidade, serão emitidos de julho a setembro de 2019, 28 spots, dois por semana, que realçam aspetos da identidade cultural porto-santense, bem como do seu património natural, reforçando a importância desta candidatura e promovendo o envolvimento da comunidade na mesma.

No âmbito desta candidatura e de forma a promover o conhecimento de aspetos relacionados com a cultura porto-santense, e ainda a proporcionar o envolvimento da comunidade local, os Museus do Porto Santo – Casa Colombo e Núcleo Brum do Canto, com o apoio da DRAPS, desenvolveram uma série de atividades abertas a toda a comunidade e outras específicas para a população escolar, que abordaram temas desde a descoberta pelos navegadores portugueses, João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, tradições como os cantares, a capacidade de resiliência com a construção de materiais a partir dos recursos endógenos, entre outros. Procurando promover e contribuir para a revitalização do artesanato local, convidou artesãos e desafiou a comunidade a escutar as suas histórias e a produzir materiais através das oficinas programadas. De forma a tornar estas histórias mais credíveis para os mais novos, os alunos da Universidade Sénior do Porto Santo foram convidados a ir às diferentes escolas falar do “seu” passado, das suas histórias de um Porto Santo diferente daquele que os mais novos hoje conhecem. Em todas estas iniciativas salientou-se, junto dos participantes, a importância da candidatura em curso e seus objetivos.

Projeto "Sabores da minha terra" Projeto "Músicas de outrora"

Ainda no âmbito desta candidatura, a DRAPS e a Universidade Sénior do Porto Santo implementaram o Projeto “Este é o meu, teu, nosso Porto Santo”, na EB1/Pré do Porto Santo com os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico. O Projeto incluiu dois temas “Sabores da minha terra” e “Músicas de outrora”. O primeiro consistiu na elaboração de receitas tradicionais como a escarpiada, salada de serralha e rosquilhas com o apoio de alunos da Universidade Sénior e, o segundo tema, a aprendizagem de cantigas e cantilenas de tempos de outrora recolhidos pelos alunos da Universidade. O desenvolvimento deste e outros projetos, junto da comunidade escolar, permitiu, em articulação com a Secretaria Regional de Educação, que no próximo ano letivo a disciplina de Expressões Artísticas do 1º ciclo do ensino básico inclua cantigas e cantilenas porto-santenses no seu programa curricular, bem como que nas disciplinas de educação visual e tecnológica do 2º e 3º ciclos, se incluam técnicas do artesanato local, designadamente através da utilização do palmito.

Artesanato com palmito

 

Todas estas iniciativas permitiram informar e mobilizar a população num processo proativo e participativo, dando legitimidade e credibilidade ao processo de candidatura, bem como recolher contributos para a constituição e bom funcionamento da Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo.

 

 

 

 

 

Promotores

logo CMPS           logo DRAPS           logo Folclore       logo aream

Logo SRA        Logo IFCN

Back to Top
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.