© Pedro Menezes
© Pedro Menezes
© Câmara Municipal do Porto Santo
© Neide Paixão
© Câmara Municipal do Porto Santo
© Élvio Sousa
© Susana Fontinha
© Élvio Sousa
© Francisco Fernandes
© António Aguiar
© Susana Fontinha
© Élvio Sousa
© Pedro Menezes
© Filipe Viveiros
© Élvio Sousa
© Pedro Menezes

Avifauna

 

Em relação à avifauna, considerando as nidificantes e migratórias, o Porto Santo contempla 59 táxones, dos quais 13 são endémicos, com quatro exclusivos da Madeira, nomeadamente: a manta (Buteo buteo harterti), o pintarroxo (Carduelis cannabina guentheri), a lavandeira (Motacilla cinerea schmitzi) e o bis-bis (Regulus madeirensis); a que acresce nove exclusivos da Macaronésia, como por exemplo o corre-caminhos (Anthus berthelotii madeirensis).

Anthus bertheloti maderensis (c) Filipe Vivieiros

No grupo das rapinas é de destacar, para além da manta, a presença e nidificação do francelho (Falco tinnunculus canariensis), endémico da Macaronésia e a coruja-das-torres (Tyto alba schmitzi).

Falco tinnunculus canariensis (c) Rui Costa

Outra subespécie que merece igualmente destaque é a codorniz (Coturnix coturnix confisa) endémica da Macaronésia, ocorrendo em Portugal apenas na Madeira e com o estatuto de “Pouco preocupante”. Embora esta codorniz integre a lista das aves cinegéticas, não apresenta importância relevante nessa atividade local. Não obstante, em cada época venatória, são fixados os limites diários de abate e períodos de caça, asseverando a sua conservação e manutenção do efetivo populacional.

No grupo das aves oceânicas ou pelágicas, merecem destaque a cagarra [Calonectris borealis (C. diomedea)], a alma-negra (Bulweria bulwerii), o roque-de-castro (Hydrobates castro) e o pintainho [Puffinus lherminieri (P. assimilis)], bem como a rolinha-da-praia (Charadrius alexandrinus) por ser uma das únicas espécies de Charadriiformes nidificante na RAM e ser considerada ecologicamente importante e estar “Criticamente em Perigo”, de acordo com o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal.

Calonectris borealis (c) Filipe Viveiros

 

Promotores

logo CMPS           logo DRAPS           logo Folclore       logo aream

Logo SRA        Logo IFCN

Back to Top
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.