© Pedro Menezes
© Pedro Menezes
© Câmara Municipal do Porto Santo
© Neide Paixão
© Câmara Municipal do Porto Santo
© Élvio Sousa
© Susana Fontinha
© Élvio Sousa
© Francisco Fernandes
© António Aguiar
© Susana Fontinha
© Élvio Sousa
© Pedro Menezes
© Filipe Viveiros
© Élvio Sousa
© Pedro Menezes

Agrodiversidade

 

A agrodiversidade local é também um fator diferenciador da Reserva proposta, estando representada por espécies silvestres, parentes silvestres de algumas das principais culturas agrícolas, espécies agrícolas, representadas por variedades locais e agrossistemas com estrutura e técnicas de cultivo únicas.

Porto Santo agrícola (c) Susana Fontinha

Os parentes silvestres das culturas agrícolas contemplam cerca de 200 táxones, dos quais 114 são nativos e 47 endémicos. Os grupos mais representativos desta agrodiversidade são as leguminosas, as gramíneas e as brássicas. As espécies agrícolas representam a segunda componente mais importante e representativa, estando referidos 95 táxones, sendo as culturas mais representativas as de cereais, seguindo-se as leguminosas e frutícolas.

Rapistrum rugosum (c) Francisco Fernandes

Das variedades locais, merecem destaque o tomate (Lycopersicum esculentum), o trigo (Triticum aestivum), a cevada-da-terra (Hordeum vulgare), o chícharo (Lathyrus sativus), a feijoca (Phaseolus lanatus), a cebola (Allium cepa), a batata-doce (Ipomoea batatas), a lentilha (Lens culinaris), a melancia (Citrullus lanatus) e a uva-de-mesa (Vitis vinifera).

Vitis vinifera Porto Santo

 

Promotores

logo CMPS           logo DRAPS           logo Folclore       logo aream

Logo SRA        Logo IFCN

Back to Top
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.