© Pedro Menezes
© Pedro Menezes
© Câmara Municipal do Porto Santo
© Neide Paixão
© Câmara Municipal do Porto Santo
© Élvio Sousa
© Susana Fontinha
© Élvio Sousa
© Francisco Fernandes
© António Aguiar
© Susana Fontinha
© Élvio Sousa
© Pedro Menezes
© Filipe Viveiros
© Élvio Sousa
© Pedro Menezes

Património Cultural

 

O Porto Santo, reclamado há 600 anos por navegadores portugueses, foi sofrendo várias influências culturais, fruto das origens das suas gentes, que se adaptaram a um território que desafiava a sua coragem e resiliência.

património material e imaterial existente retrata toda uma história que importa valorizar e revitalizar, em alguns casos, de forma a garantir a sua perpetuação no tempo. Uma cultura que marca a identidade de um povo ainda apegado às tradições, mas cujas influências da globalização tendem ao surgimento de novas práticas, sendo fundamental o seu resgate. A difusão dos valores locais constitui, não apenas um importante contributo para o reforço da identidade local, mas também para o Porto Santo se afirmar como um destino diferenciado de qualidade, enquanto Reserva da Biosfera.

Nesta terra é dada grande importância à preservação dos costumes e dos traços multiculturais que a definem. São testemunhos dessa autenticidade e diversidade de eventos culturais, as festividades populares tradicionais como as Festas de São João, as Romarias e o Festival de Colombo.

Com a criação da Reserva da Biosfera as festas, festividades e romarias que já contam com uma grande adesão dos residentes, poderão envolver a participação de visitantes e promover mais o folclore, símbolo da cultura popular porto-santense com o encanto dos seus cantares e dançares, bem como a gastronomia local com iguarias únicas que merecem ser degustadas e mais divulgadas

Paços do Concelho (c) Câmara Municipal do Porto Santo

 

Promotores

logo CMPS           logo DRAPS           logo Folclore       logo aream

Logo SRA        Logo IFCN

Back to Top