© Pedro Menezes
© Pedro Menezes
© Câmara Municipal do Porto Santo
© Neide Paixão
© Câmara Municipal do Porto Santo
© Élvio Sousa
© Susana Fontinha
© Élvio Sousa
© Francisco Fernandes
© António Aguiar
© Susana Fontinha
© Élvio Sousa
© Pedro Menezes
© Filipe Viveiros
© Élvio Sousa
© Pedro Menezes

Folclore

 

O folclore local é representado pela Associação Grupo de Folclore do Porto Santo, desde 1963, recriando canções e tradições do antigamente, destacando-se o “Baile da Meia-Volta”, o “Baile do Ladrão” e o “Baile Sério”. Os trajes remontam ao séc. XIX, onde predominam as cores sóbrias representadas no linho da terra, estopa, lã, cambraias e siriguilhas representando o lavrador com o fato de trabalho e domingueiro e o fato da média burguesia. Merece destaque a atuação de “Moinhos de Vento” onde o grupo fala da agricultura e da importância dos moinhos de vento para moer o trigo que dá o pão, e onde alguns dos seus elementos rodam pequenas velas nas costas simulando as velas de um moinho do Porto Santo. O Grupo de Folclore conta atualmente com cerca de 30 elementos. A Escola Básica do 1.º Ciclo do Porto Santo tem também um projeto que pretende preservar e dar a conhecer a cultura porto-santense através das suas danças e cantares, um Grupo de Folclore infantil, com cerca de 25 elementos.

Em agosto realiza-se o Encontro de Folclore, até à data com 16 edições, sendo o grupo de folclore local o anfitrião do evento que anima a ilha e promove a cultura local e do país.

Grupo de Folclore do Porto Santo (c) Câmara Municipal do Porto Santo

 

Promotores

logo CMPS           logo DRAPS           logo Folclore       logo aream

Logo SRA        Logo IFCN

Back to Top
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.