© Pedro Menezes
© Pedro Menezes
© Câmara Municipal do Porto Santo
© Neide Paixão
© Câmara Municipal do Porto Santo
© Élvio Sousa
© Susana Fontinha
© Élvio Sousa
© Francisco Fernandes
© António Aguiar
© Susana Fontinha
© Élvio Sousa
© Pedro Menezes
© Filipe Viveiros
© Élvio Sousa
© Pedro Menezes

Participação Social

 

O Grupo de Trabalho - Porto Santo Reserva da Biosfera (GT-PSRB) definido para a preparação da candidatura do Porto Santo a Reserva da Biosfera, com representantes da Câmara Municipal do Porto Santo (CMPS), Direção Regional para a Administração Pública do Porto Santo (DRAPS), Associação Grupo de Folclore do Porto Santo (AGFPS), Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais (SRA), Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN IP-RAM) e Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira (AREAM), reuniu diversas vezes ao longo do processo e contribuiu, de forma determinante, para a elaboração da presente candidatura.

 

Primeira Reunião do GT-PSRB no Porto Santo – dezembro de 2017

 

Desde logo, em janeiro e fevereiro de 2018, foram realizadas diversas sessões participativas com representantes de vários sectores da ilha, designadamente turismo, educação, transportes, cultura, religião e tradições, que tiveram a participação ativa de mais de 50 pessoas, que ficaram a conhecer o conceito de Reserva da Biosfera e contribuíram com sugestões que permitiram ao grupo de trabalho avaliar a situação de referência definindo o ponto de partida para esta candidatura. Foram dinamizadas reuniões para apresentação e análise do zonamento, para além de outros aspetos relevantes na ótica da gestão da Reserva, entre janeiro e abril de 2018, antecedendo a primeira apresentação e auscultação pública do formulário de candidatura, entre 12 de abril e 2 de maio de 2018.

 

Sessões de Informação

        Sessão geral de informação para a comunidade local Sessão geral de informação para a comunidade local

 

 

Sessões de Esclarecimento

Sessão de esclarecimento Sessão de esclarecimento Sessão de esclarecimento

 

 

Sessões Participativas 

O envolvimento e capacitação da comunidade da Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo é fundamental para o cumprimento dos objetivos definidos no âmbito da sua gestão, bem como para o desenvolvimento do sentido de pertença à Reserva da Biosfera. Preconiza-se que a comunidade local assuma o papel principal na definição de estratégias para a implementação e sustentabilidade da Reserva da Biosfera.

 

 Sessão participativa com agentes de turismo local Sessão participativa com a educação e desporto  Sessão participativa com a comunidade em geral Sessão participativa com a hotelaria Sessão participativa com associações, artesãos e agentes culturais Sessão participativa com agricultores, pescadores, caçadores e profissionais da construção civil

 

 

 

 

Promotores

logo CMPS           logo DRAPS           logo Folclore       logo aream

Logo SRA        Logo IFCN

Back to Top
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.