© Pedro Menezes
© Pedro Menezes
© Câmara Municipal do Porto Santo
© Neide Paixão
© Câmara Municipal do Porto Santo
© Élvio Sousa
© Susana Fontinha
© Élvio Sousa
© Francisco Fernandes
© António Aguiar
© Susana Fontinha
© Élvio Sousa
© Pedro Menezes
© Filipe Viveiros
© Élvio Sousa
© Pedro Menezes

Salinas, Fontanários, Poços e Noras

 

SALINAS

Durante algum tempo, no Porto Santo, tentou-se desenvolver a indústria de extração do sal das águas do mar. A mais antiga construção de que há conhecimento é a da praia da Fontinha, que se encontra atualmente em ruínas.

 

FONTANÁRIOS

Especialmente no Porto Santo, onde era um recurso muito escasso, a água ditou a ocupação do povo no território. Na atualidade existem marcas desta busca incansável pelo recurso indispensável à sobrevivência das populações nos inúmeros furos existentes, um pouco por toda a ilha. Nos finais do séc. XIX a Câmara Municipal do Porto Santo mandou construir os primeiros fontanários e lavadores públicos aproveitando as nascentes que já existiam. Os fontanários do Porto Santo são o testemunho vivo da cultura porto-santense e eram pontos de encontro entre os seus habitantes onde se partilhavam histórias, cantigas e as vivências da ilha. Os fontanários principais são construídos em alvenaria de pedra rebocada com arco de volta inteira rematado por cornija, com pia em cantaria e a gravação das iniciais de Câmara Municipal do Porto Santo (CMPS), bem como o ano de construção.

 

POÇOS E NORAS

Estruturas circulares, conhecidas localmente por "poços", do tipo cisterna, construídas em pedra emparelhada de onde era elevada a água do subsolo utilizando a tração animal ou o vento, através de noras. Localizados ao longo das principais linhas de água ou junto ao litoral sul, existem cerca de 45 destes vestígios arqueológicos, alguns em razoável estado de conservação e que denotam um grande cuidado construtivo e rara singularidade arquitetónica. A água doce era um recurso tão escasso que um alvará de 1854 facilitava o financiamento para a construção de poços pelos proprietários das terras o que pode explicar a sua enorme quantidade atendendo à reduzida dimensão da ilha.

Nora (c) Câmara Municipal do Porto Santo

 

Promotores

logo CMPS           logo DRAPS           logo Folclore       logo aream

Logo SRA        Logo IFCN

Back to Top
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.