© Pedro Menezes
© Pedro Menezes
© Câmara Municipal do Porto Santo
© Neide Paixão
© Câmara Municipal do Porto Santo
© Élvio Sousa
© Susana Fontinha
© Élvio Sousa
© Francisco Fernandes
© António Aguiar
© Susana Fontinha
© Élvio Sousa
© Pedro Menezes
© Filipe Viveiros
© Élvio Sousa
© Pedro Menezes

Conservação da Natureza

 

A Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo estimulará todo o esforço que está a ser feito no sentido de garantir e promover a conservação da natureza, assegurando a respetiva compatibilização com o desenvolvimento socioeconómico.

A Reserva da Biosfera candidata compreende 2113 táxones, com 298 espécies mencionadas na Lista Vermelha da UICN, 66 das quais apresentam maior estatuto de ameaça, nomeadamente 12 “Criticamente em Perigo”, 14 “Em Perigo”, 14 “Quase Ameaçada” e 27 “Vulnerável”.

O meio terrestre alberga uma interessante e rica diversidade biológica com 1660 táxones, dos quais 396 são endémicos (172 porto-santenses, 132 madeirenses e 92 macaronésicos), estando referidos para o meio marinho 453 táxones com oito endemismos macaronésicos. Na componente terrestre, a percentagem de endemismos porto-santenses é de 10,4% e de madeirenses de 7,9%.

Quanto à diversidade biológica do meio marinho, contempla 453 táxones, com oito táxones endémicos da Macaronésia.

Para além do exposto, estão identificados 136 táxones ao abrigo da Convenção de Berna - Convenção sobre a Vida Selvagem e os Habitats Naturais na Europa (87 aves, 23 mamíferos, nove plantas vasculares, sete gastrópodes, três répteis, três artrópodes, dois equinodermes, um peixe e uma cnidária), 25 táxones ao abrigo da Convenção de Bona - Convenção sobre a Conservação de Espécies Migradoras da Fauna Selvagem (20 aves, quatro mamíferos e um réptil), 31 táxones ao abrigo da CITES - Convenção de Washington - Comércio e Detenção de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (22 mamíferos, cinco aves, duas plantas vasculares, um réptil e uma cnidária), 42 táxones inscritos na Diretiva Aves e 44 táxones na Diretiva Habitats (22 mamíferos, 13 plantas vasculares, sete gastrópodes, um réptil e uma alga), apresentando igualmente um elevado número de habitats constantes do Anexo I da Diretiva Habitats.

 Porto Santo (c) Pedro Menezes

 

Promotores

logo CMPS           logo DRAPS           logo Folclore       logo aream

Logo SRA        Logo IFCN

Back to Top
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.