© Pedro Menezes
© Pedro Menezes
© Câmara Municipal do Porto Santo
© Neide Paixão
© Câmara Municipal do Porto Santo
© Élvio Sousa
© Susana Fontinha
© Élvio Sousa
© Francisco Fernandes
© António Aguiar
© Susana Fontinha
© Élvio Sousa
© Pedro Menezes
© Filipe Viveiros
© Élvio Sousa
© Pedro Menezes

Educação ambiental e formação

 

O programa do Governo Regional da Madeira preconiza apoiar o desenvolvimento de iniciativas de âmbito internacional, nacional e regional que contribuam para a integração da ‘Educação para o Desenvolvimento Sustentável’ nos diferentes níveis da sociedade e, em particular, em todas as formas de ensino; assim como dar continuidade aos programas ambientais em curso, nomeadamente, Eco-Escolas, Jovens Repórteres para o Ambiente, Bandeira Azul, Chave Verde e ECO XXI.

Cerimónia do hastear das bandeiras Eco-Escolas © Câmara Municipal do Porto Santo

Outra iniciativa focada na sensibilização e educação ambiental corresponde ao Programa de Educação Ambiental para as Escolas Básicas do 1º Ciclo do Porto Santo (PEA), promovido pela Câmara Municipal local desde 1998. Esta iniciativa, envolvendo alunos do 1º ciclo do ensino básico, visa dar a conhecer o seu património natural, bem como promover as boas práticas ambientais, através da apresentação de soluções a adotar no quotidiano para tornar o Porto Santo mais sustentável do ponto de vista ambiental.

Reflorestação do Programa de Educação Ambiental para as Escolas Básicas do 1.º Ciclo do Porto Santo, 2018 

Este Município tem também desenvolvido programas de sensibilização e informação aos munícipes, ao longo de todo o ano, incluindo a comemoração de efemérides na área do ambiente, com atividades dirigidas quer à comunidade em geral quer aos jovens em idade escolar, de forma a envolver toda a população. O seu papel na componente formativa e ambiental tem-se revelado fundamental pela realização de ações de formação periódicas dirigidas à comunidade escolar e a outros públicos-alvo como os guias turísticos.

PEA Porto Santo

É pretendido que a Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo se afirme como uma entidade em si mesma, com estratégias e objetivos definidos, que promovam os valores identitários do Porto Santo e das suas gentes.

Porto Santo (c) Amigos da Natureza

 

 

 

 

Promotores

logo CMPS           logo DRAPS           logo Folclore       logo aream

Logo SRA        Logo IFCN

Back to Top
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.