© Pedro Menezes
© Pedro Menezes
© Câmara Municipal do Porto Santo
© Neide Paixão
© Câmara Municipal do Porto Santo
© Élvio Sousa
© Susana Fontinha
© Élvio Sousa
© Francisco Fernandes
© António Aguiar
© Susana Fontinha
© Élvio Sousa
© Pedro Menezes
© Filipe Viveiros
© Élvio Sousa
© Pedro Menezes

28/10/2020 - Ilha do Porto Santo inscrita na Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO

Ilha do Porto Santo inscrita na Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO
 
A candidatura, submetida em setembro do ano passado, da Ilha de Porto Santo a Reserva de Biosfera da UNESCO, foi hoje aprovada pelo Conselho Internacional de Coordenação do Programa "O Homem e a Biosfera – MAB" da UNESCO. Com esta inscrição eleva-se para 12 o número de Reservas da Biosfera Portuguesas na Rede Mundial da UNESCO.
 
«A classificação da ilha do Porto Santo Reserva da Biosfera projeta o território a nível internacional pela valorização dos valores intrínsecos, serviços e produtos locais, pela promoção da economia de baixo carbono e circular, elevando significativamente a geração de valor e a sustentabilidade ambiental, com ganhos expressivos para os residentes e visitantes»
 
«O Homem e a Biosfera – MAB» é um programa científico intergovernamental da UNESCO, que combina as ciências naturais e sociais, promovendo abordagens inovadoras do desenvolvimento económico, social e culturalmente adequadas, e ambientalmente sustentáveis.
 
A Rede Mundial de Reservas da Biosfera é um instrumento único de cooperação internacional através da partilha de conhecimentos, troca de experiências, construção de capacidades e promoção das melhores práticas. É uma rede internacional dinâmica e interativa, constituída por mais de 700 reservas, que visa implementar ações que contribuam para uma relação harmoniosa entre os seres humanos e a natureza numa vasta gama de contextos.
 
As Reservas da Biosfera são definidas pela UNESCO como laboratórios vivos, onde se desenvolvem como funções principais, a conservação de paisagens, ecossistemas e espécies, e o desenvolvimento sustentável a nível social, económico, cultural e ecológico, atuando como plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização.
 
Porto Santo, 28 de outubro de 2020
Reserva Biosfera1Reserva Biosfera2
Reserva Biosfera3Reserva Biosfera4
Reserva Biosfera5Reserva Biosfera6
Reserva Biosfera7Reserva Biosfera8
Reserva Biosfera9Reserva Biosfera10
Reserva Biosfera11Reserva Biosfera12
Reserva Biosfera13Reserva Biosfera14
Reserva Biosfera15Reserva Biosfera16
Reserva Biosfera17Reserva Biosfera18
Reserva Biosfera19Reserva Biosfera20
Reserva Biosfera21Reserva Biosfera22
Reserva Biosfera23Reserva Biosfera24

EXPOSIÇÃO DE 13 A 30 DE OUTUBRO - CONCURSO DE FOTOGRAFIA "BEM-ESTAR É UM LUGAR À BEIRA MAR...NO PORTO SANTO"

De 13 a 30 de outubro de 2020 poderão visitar no Largo do Pelourinho a Exposição referente ao Concurso de Fotografia “Bem-Estar é um Lugar à Beira Mar…no Porto Santo”.
 
O concurso contou com 21 participantes que aceitaram o desafio de captar um momento, junto ao mar porto-santense, que transmitisse uma relação de harmonia entre o Homem e a Natureza. Este concurso, pretendeu ir ao encontro do tema anual da Bandeira Azul, enquadrado na candidatura da ilha do Porto Santo a Reserva da Biosfera da UNESCO, relembrando ainda a atribuição do galardão "7 Maravilhas - Praias de Portugal" à praia do Porto Santo.
 
Esta exposição integra as 20 melhores fotografias, selecionadas pelo júri, bem como as 5 vencedoras do concurso.
 
Contamos com a vossa visita.
 
MUNICÍPIO DO PORTO SANTO
 
foto1foto2foto3foto4foto5foto6foto7foto8foto9
 

Promotores

logo CMPS           logo DRAPS           logo Folclore       logo aream

Logo SRA        Logo IFCN

Back to Top