O Campo de Voluntariado do Porto Santo, uma iniciativa da Associação Plantar Uma Árvore que conta com a colaboração da Câmara Municipal do Porto Santo, iniciou ontem os seus trabalhos com uma apresentação sobre a ilha dirigida aos jovens voluntários europeus que se deslocaram ao Porto Santo. Esta foi também uma oportunidade para apresentar os projetos em curso, nos quais a Câmara é parceira, e que promovem o voluntariado junto da comunidade local, tais como o LIFE DUNAS e PORTO SANTO SEM LIXO MARINHO.
Hoje iniciaram-se os trabalhos no terreno, no viveiro florestal dos salões, onde se efetuou a repicagem de algumas das espécies de flora nativa da praia do Porto Santo. Amanhã os trabalhos decorrerão na zona da calheta onde se fará o controle de espécies invasoras, atividade que conta com a participação do Exército – Destacamento de Segurança do Porto Santo e as empresas locais.
Até dia 26 de outubro, o campo de voluntariado envolverá ainda as escolas do Porto Santo e o CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, em ações de voluntariado e de educação ambiental, tais como jogos lúdico-pedagógicos e limpezas de praia.