© Pedro Menezes
© Pedro Menezes
© Câmara Municipal do Porto Santo
© Neide Paixão
© Câmara Municipal do Porto Santo
© Élvio Sousa
© Susana Fontinha
© Élvio Sousa
© Francisco Fernandes
© António Aguiar
© Susana Fontinha
© Élvio Sousa
© Pedro Menezes
© Filipe Viveiros
© Élvio Sousa
© Pedro Menezes

Porto Santo candidata na categoria Cidades com ecossistema elétrico inteligente

Motor 24 (20-02-2020) GMA by PRIO

“Porto Santo Sustentável–Smart Fossil Free Island” é mais um passo para a democratização da mobilidade sustentável e a Renault é parceira desta iniciativa que concorre ao prémio na categoria Cidades. “Porto Santo Sustentável–Smart Fossil Free Island” é o nome do projeto assinado pelo Governo Regional da Madeira, pela EEM-Empresade Eletricidade da Madeira, S.A. e pela Renault, SA. Trata-se do primeiro projecto mundial que aposta na criação de uma solução de mobilidade sustentável a partir do desenvolvimento de um ecossistema elétrico. Na base do projeto de mobilidade está a interação entre os automóveis elétricos da Renault , o ZOE e o Renault Kangoo Z.E., o carregamento inteligente, a segunda vida das baterias elétricas de veículos elétricos Renault, que permitirá armazenar a energia estacionária, e a reversão do carregamento que permitirá a injeção de energia elétrica na rede aquando dos picos de consumo.

O objectivo destas medidas é levar Porto Santo a fazer a transição energética, no sentido de se tornar uma ilha inteligente livre das energias de origem fóssil. Com o lançamento deste primeiro ecossistema elétrico inteligente na ilha do Porto Santo, o Grupo Renault confirma o compromisso com o ambiente e a economia sustentável, numa perspetiva que vai muito além da mobilidade. Apresentando-se como uma oportunidade para desenvolver uma oferta de mobilidade moderna e 100% livre de emissões, o projeto inclui a instalação de 40 estações conectadas na ilha onde os veículos elétricos farão carregamentos inteligentes em articulação com dois sistemas de armazenamento estacionários de energia provenientes de baterias de “segunda vida” de modelos como o Kangoo e Zoe, extraídas de viaturas provenientes da ilha da Madeira. Atualmente, circulam em Porto Santo 14 unidades do modelo Renault Zoe e seis Kangoo Z.E., usados diariamente por voluntários residentes na ilha. Destes 20 veículos elétricos, quatro Kangoo Z.E. circulam como táxi, dois Kangoo Z.E. efetuam serviços de transfer para unidades hoteleiras, um“Porto Santo Sustentável–Smart Fossil Free Island” é mais um passo para a democratização da mobilidade sustentável e a Renault é parceira desta iniciativa que concorre ao prémio na categoria Cidades. “Porto Santo Sustentável–Smart Fossil Free Island” é o nome do projeto assinado pelo Governo Regional da Madeira, pela EEM-Empresade Eletricidade da Madeira, S.A. e pela Renault, SA. Trata-se do primeiro projecto mundial que aposta na criação de uma solução de mobilidade sustentável a partir do desenvolvimento de um ecossistema elétrico.

Na base do projeto de mobilidade está a interação entre os automóveis elétricos da Renault , o ZOE e o Renault Kangoo Z.E., o carregamento inteligente, a segunda vida das baterias elétricas de veículos elétricos Renault, que permitirá armazenar a energia estacionária, e a reversão do carregamento que permitirá a injeção de energia elétrica na rede aquando dos picos de consumo. O objectivo destas medidas é levar Porto Santo a fazer a transição energética, no sentido de se tornar uma ilha inteligente livre das energias de origem fóssil. Com o lançamento deste primeiro ecossistema elétrico inteligente na ilha do Porto Santo, o Grupo Renault confirma o compromisso com o ambiente e a economia sustentável, numa perspetiva que vai muito além da mobilidade. Apresentando-se como uma oportunidade para desenvolver uma oferta de mobilidade moderna e 100% livre de emissões, o projeto inclui a instalação de 40 estações conectadas na ilha onde os veículos elétricos farão carregamentos inteligentes em articulação com dois sistemas de armazenamento estacionários de energia provenientes de baterias de “segunda vida” de modelos como o Kangoo e Zoe, extraídas de viaturas provenientes da ilha da Madeira.

Atualmente, circulam em Porto Santo 14 unidades do modelo Renault Zoe e seis Kangoo Z.E., usados diariamente por voluntários residentes na ilha. Destes 20 veículos elétricos, quatro Kangoo Z.E. circulam como táxi, dois Kangoo Z.E. efetuam serviços de transfer para unidades hoteleiras, umRenault Zoe encontra-se ao serviço da polícia local e outro da Empresa deEletricidade da Madeira (EEM).O conteúdo GMA by PRIO: Porto Santo candidata na categoria Cidades com ecossistema elétrico inteligente aparece primeiro em Global Mobi Awards.

 

Porto Santo

 

Promotores

logo CMPS           logo DRAPS           logo Folclore       logo aream

Logo SRA        Logo IFCN

Back to Top
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.